Criar um Site Grátis Fantástico

Asteroide Massivo Poderá Atingir a Terra em 2040.

Asteroide Massivo Poderá Atingir a Terra em 2040.

Um asteroide massivo, com 140 metros de largura, poderá atingir a Terra em 2040. Esta notícia levou a que os investigadores pedissem uma discussão sobre um plano de deflexão.

Descoberto em 2011 pelos astrónomos de Mount Lemmon Survey em Tucson, Arizona nos EUA e apesar de ter sido observada apenas metade da sua órbita, o asteroide 2011 AG5 é considerado um objeto de “alto risco”.

Atentos á sua ameaça, os cientistas agendaram uma discussão, sobre um eventual plano de deflexão, que será debatido no decorrer da 49º sessão do Subcomité Científico e Técnico do Comité das Nações Unidas acerca dos Usos Pacíficos do Espaço Exterior (COPUOS) e que se irá realizar no início deste mês em Viena.

A Equipa de Ação das Nações Unidas (NU) responsável pelos objetos próximos da Terra (NEOs) observou uma constante aproximação do asteroide e que (apesar de remota) existe uma possibilidade de o 2011 AG5 colidir com a Terra dentro de 28 anos.

Apesar de conhecermos o seu tamanho, é ainda desconhecida a composição e massa deste objeto.

Segundo o que Detlef Koschny, responsável pela Divisão de Missões do Sistema Solar da Agência Espacial Europeia em Noordwijk, na Holanda, disse ao website SPACE.com:2011 AG5 é o objeto que atualmente tem maiores hipóteses de colidir com Terra… em 2040.

No entanto, apenas observamos cerca de metade da sua órbita, desta forma, a confiança nesses cálculos ainda não é muito alta.”

A equipa de Koschny está atualmente a colocar instituições como Observatóri Europeu do Sul ocorrentes da situação e esperam convencê-las de que este objeto merece a atenção de alguns dos telescópios espaciais.

De acordo com Donald Yeomans, diretor do Programa de Observação de Objetos Próximos da Terra (NEOs) do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia nos EUA, a probabilidade de o 2011 AG5 colidir com a Terra, é de 1 para 625. E a data mais provável de tal acontecer, será dia 5 de fevereiro de 2040.

O asteroide 2011 AG5 está classificado como “alto” na lista Objetos Próximos da Terra (NEOs) com potencial risco de impacto, afirma Charles Bolden Administrador da NASA.

Bolden afirmou ainda que o asteroide passará pela Terra em 2015, mais de sete anos antes da passagem rasante pela fenda de ressonância gravitacional em 2023, que poderá colocar o esteroide em rota de colisão com a Terra, para o ano de 2040.

                  Um asteróide mergulha em direção à Terra

Se cair na Terra, cairá a uma velocidade estimada de 69 mil quilometros por hora, num impacto que equivalerá a uma explosão nuclear de 517 megatoneladas, cinco vezes maior do que a mais poderosa arma nuclear jamais desenvolvida pelo Homem.

O impacto vai deixar no solo uma cratera com quase quatro quilometros de extensão e mais de mil metros de profundidade.

Um pouco mais de um minuto depois um vento supersónico de 442 quilometros por hora vai arrasar todas as estruturas em redor do ponto de impacto com uma intensidade sónica de quase cem decibéis, provocando surdez temporária ou permanente em que tiver o azar de se encontrar nas imediações.

Atualmente estima-se que esta calamidade tem uma em 625 hipóteses de acontecer em 2040, algures no globo e materializando um impacto que em média sucede uma vez em cada 40 mil anos.

Fonte Internet:

Por Eccel

 

Translate this Page
Copa do Brasil.
Qual Clube Será Campeão?
Internacional
Flamengo
Gremio
Corinthians
São Paulo
Atlético MG
Palmeiras
Outro Time.
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (2727 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página