Criar uma Loja Virtual Grátis

De Onde Surgiu o Homem?

De Onde Surgiu o Homem?

  

                          Período Eolítico

A denominação, Período Eolítico, foi classificada pelo antropólogo francês Gabriel de Mortillet, no século XIX. Ele acreditava que algumas pedras datadas daquele período serviam de instrumentos ou armas para o Homo Erectus. Entretanto, dificilmente se consegue distinguir quando uma rocha sofre a interferência humana ou de um animal e, além do mais, não se encontrou nenhum eolíto junto aos restos mortais de Homo Erectus deste período.
Também conhecida como Alvorecer da Idade da Pedra, o uso do termoPeríodo Eolítico serve apenas para designar um breve período anterior à Idade Paleolítica, extenso período que testemunha os primórdios da cultura humana.

 

                   Feramentas do periodo paleolitico.

O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é a primeira fase da Idade da Pedra. Vai de 2 milhões a.C (época aproximada em que o homem fabricou o primeiro utensílio) até 10.000 a.C (início do Período Neolítico).

 

    

Nomadismo é um estilo de vida em que as pessoas não possuem habitação fixa denominando essas pessoas como nômades. Essas pessoas não se dedicavam a nenhum tipo de melhoria para a sobrevivência então se alimentavam daquilo que a natureza podia lhes oferecer.

Conforme a alimentação ia acabando, os nômades se deslocavam para outra região onde teriam melhores condições de vida e isso acontecia rotineiramente conforme a alimentação acabava.

No período neolítico, os homens viviam como nômades, pois não conheciam a agricultura nem a domesticação de animais. Os beduínos, por exemplo, são nômades que vivem no Oriente Médio e na África se locomovendo conforme necessitam

 

Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo. Este era produzido através de dois processos. O mais rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palha seca.

A faísca obtida incendiava a palha.

Num segundo procedimento, mais elaborado, um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca. Este procedimento, através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.

                                  Periodo Mesolitico

O Período Mesolítico foi uma era de transição do paleolítico para o neolítico. Entretanto, nem todas as regiões do globo consideram esse período, pois ele é diretamente ligado à Era Glacial, que provocou drásticas alterações climáticas em alguns continentes.

Ele teve início há cerca de 10.000 a.C. e teve seu fim quando a temperatura global ficou mais amenizada e o homem conseguiu desenvolver a agricultura, por volta de 6.000 a.C.

Porém, o período sofre alterações de região para região, mesmo na Europa: nos países nórdicos, por exemplo, ele teve fim com a adaptação da nova fauna após a era glacial; na região sul da Europa, termina a partir do momento que tribos portuguesas começam a se espalhar na região da França, contribuindo para a sociabilização humana, um dos grandes avanços do homem neolítico.

 

                           Período Neolítico

Também conhecido como Nova Idade da Pedra e Idade da Pedra Polida, o Período Neolítico teve início por volta de 8.000 antes de Cristo, após as mudanças climáticas que criaram melhores condições de vida para os homens e animais.

Com as geleiras, os portentosos animais foram extintos, dando lugar a uma fauna mais parecida com a que temos hoje, e os rios, desertos e florestas tropicais foram formados, o que possibilitou um contato humano mais intenso com a natureza.

Diferente da Era Paleolítica, o Período Neolítico é considerado um importante avanço social, econômico e político.

Nesse período, o homem descobre-se como um ser social que tem muito mais vantagem de agir em grupo do que individualmente.

As estruturas sócio-políticas são mais sólidas, ou seja, determinados grupos ocupam certas regiões sob a influência de um líder, geralmente o mais velho, o mais esperto ou o que tivesse mais força física.

Para obter boas condições de vida, o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura – outro importante avanço do período.

Se antes o homem paleolítico coletava alimentos praticando o ato da caça e da pesca para sobreviver, o homem neolítico passou a produzir o que comer com mais assiduidade, plantando frutos, legumes e vegetais. Com isso, não havia mais a necessidade de vagarem constantemente à procura de alimentos – criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo.

Uma das mais importantes conquistas na formação das primeiras civilizações humanas estabelece-se em um novo período da Pré-História. Durante o Neolítico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformações no clima e na vegetação.

O continente europeu passou a contar com temperaturas mais amenas e observamos a formação do Deserto do Saara, na África.

A prática da caça e da coleta se tornaram opções cada vez mais difíceis.
A agricultura e o consequente processo de sedentarização do homem se estabeleceram gradualmente. Além disso, a domesticação animal se tornou uma prática usual entre os grupos humanos que se formavam nesse período

 

 

               Ferramentas e objetos da idade dos metais

 Nessa época, o desenvolvimento de armas e utensílios criados a partir do cobre, do bronze e, posteriormente, de ferro se tornaram usuais.

Com o desenvolvimento dos primeiros Estados e o aparecimento da escrita, o período Neolítico finalizou o recorte de tempo da Pré-História e abriu portas para o estudo das primeiras civilizações da Antiguidade.

IDADE-DOS-METAIS mais ou menos 5.000 a 3.500 a.c.

•aparecimento-de-metalurgia

•aparecimento-das-cidades

•invenção-da-roda

•invenção-da-escrita

•arado-de-bois.

 

                                            Homem de Neandertal

O Homem de Neandertal: Ocupou a Europa e parte da Ásia há 150.000 anos vivendo até cerca de 30.000 anos (período de sua extinção).

Provavelmente conviveu em paralelo com os seres humanos anatomicamente modernos durante todo o Paleolítico Médio Europeu.

Os fósseis encontrados na gruta de Feldhofer, no Vale de Neander, Alemanha, com características singulares (morfologia) despertou dificuldades quanto à sua classificação: somos parentes ou não? O nome Neandertal está relacionado à palavra alemã “Thal” que significa “Vale” e “Neander”, nome do vale Alemão.

O aspecto robusto: interpretações animalescas de comportamento, rendeu a idéia de “Homem das Cavernas”; O espécie compartilha ou não ancestralidade com a espécie humana de hoje, com possível hibridismo (misturas genéticas) do Neandertal com o Homo sapiens arcaico (Cro-Magnon)? Modo de vida:

Os Neandertais viviam em grutas e cabanas (construídas com ossos de mamute e pele de animais); Alimentavam-se de carne de renas, mamutes, veados e ursos das cavernas.

Eram caçadores e coletores e provavelmente nômades. Foram os primeiros a enterrar os mortos, contradizendo as especulações de espécie “rude”; os membros do grupo eram enterrados em posição fetal, evidência de simbologia com possível significação espiritual de vida e morte.

Fabricação de Ferramentas: A Indústria Mousteriense foi a que caracterizou a produção de artefatos do Homem de Neandertal no Paleolítico Médio; Os artefatos eram raspadeiras, denticulados, bifaces elaborados, pontas, facas de dorso, raspadores e furadores, a maioria com lascamento do Método Levallois: a obtenção de lascas predeterminadas com adequada preparação do núcleo; A técnica Chatelperronense deu lugar à Mousteriense (transição). Anatomia:

O frio europeu determinou a adaptação do tipo físico do Neandertal: Estatura baixa, pernas curtas e arqueadas, bípede, crânio baixo, achatado e protuberante (atrás), rosto largo e projetado para frente, dentes grandes, sem queixo, arcada supraciliar desenvolvida, seios nasais alargados e destro, com ampla desenvoltura manual; O crânio variava entre 1300 e 1600 cm³, a altura entre 1,69 e 1,60 m e peso de 65 e 50 kg para homens e mulheres, respectivamente.

Genética: A diferença genética entre o Homem de Neandertal e o Homem Moderno é muito ampla. 

A evidência foi realizada a partir de estudos de DNA Mitocondrial que indicam que o homem do Vale de Neander não pertence à linhagem humana. (?) Extinção:

O desaparecimento do Homem de Neandertal é um enigma.

As Hipóteses mais defendidas são:

O confronto com o homem moderno que veio da África há 40.000 anos;

O Hibridismo, com a absorção dos Neandertais entre os descendentes do Homem Moderno (Menino do Lapedo, Portugal, exemplo da possível descendência através de mistura genética); Simples extinção por seleção natural com o sucesso reprodutivo do Cro-Magnon.

A onde está a verdade?

 

Fomos criado por Deus?

 

Por Alieniginas?

 

Somos evolução do macaco?

Existe controvérsias na Criação e Evolução?

Fonte Internet:

Por Valentim Eccel

 

Translate this Page
Copa do Brasil.
Qual Clube Será Campeão?
Internacional
Flamengo
Gremio
Corinthians
São Paulo
Atlético MG
Palmeiras
Outro Time.
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (2727 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página